Plantando no MEA: comunidade é convidada a contribuir com ação ambiental em Horizontina

Ação aberta ao público une educação ambiental, biodiversidade e práticas sustentáveis nos dias 10 e 17 de janeiro

Plantando no MEA: comunidade é convidada a contribuir com ação ambiental em Horizontina
Plantando no MEA: comunidade é convidada a contribuir com ação ambiental em Horizontina (Foto: Reprodução)

MEA convida a comunidade a participar do plantio de cortinamento vegetal na área externa do Memorial. Crédito: Takaki Fotos/Divulgação MEA.

Nos dias 10 e 17 de janeiro, o MEA - Memorial da Evolução Agrícola convida a comunidade da região Noroeste a participar de uma ação prática de educação ambiental. A atividade propõe o plantio de cortinamento vegetal na área externa do Memorial, em Horizontina (RS), das 9h às 12h, e são abertas ao público.

A iniciativa envolve o plantio de espécies nativas e atrativas para polinizadores, contribuindo para a formação de uma barreira viva com importantes benefícios ambientais. O cortinamento vegetal auxilia na proteção contra ventos e poluição, favorece o controle biológico, melhora o microclima e contribui para o enriquecimento do solo, fortalecendo a biodiversidade local.

A ação integra o projeto Estação Cultivar, novidade que integra a programação do MEA em 2026 como uma iniciativa socioambiental de longo prazo, voltada à promoção da educação ambiental, da sustentabilidade e da cidadania no Noroeste do Rio Grande do Sul. Desenvolvido na área externa do Memorial, o projeto se configura como um espaço vivo de aprendizagem e troca de saberes, reunindo práticas como horta comunitária, compostagem, reciclagem de plástico e produções artísticas a partir de elementos naturais.

Com a Estação Cultivar, o MEA reforça seu papel como polo de difusão de conhecimentos e incentivo a práticas sustentáveis, aproximando o público das questões ambientais e do cuidado com o território por meio de experiências práticas e educativas.

SERVIÇO

Estação Cultivar: Plantando no MEA

Data: 10 e 17/01/2026

Horário: 9h às 12h

Local: Estação Cultivar MEA (área externa do MEA)

SOBRE O MEA

‍Todas as atividades do MEA são gratuitas e de classificação livre.

Estacionamento exclusivo para visitantes. Não fecha ao meio dia.

Prédio do Memorial: de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h (entrada na exposição até às 16h30).

Área externa do MEA: de terça a domingo e feriados, das 8h às 22h.

O MEA - Memorial da Evolução Agrícola é uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto John Deere, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), e tem como patrocinador master a John Deere Brasil.

Ocupa uma área de 64 mil m2 em Horizontina, no Rio Grande do Sul, proporcionando atividades de arte, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer. De forma tecnológica e imersiva, o MEA conta a história da agricultura brasileira com o objetivo de provocar, trocar e produzir conhecimento em prol da sociedade e da diversidade cultural e ambiental. Todas suas atividades culturais, educativas e de bem-estar são oferecidas gratuitamente e de classificação livre. Conta com amplo estacionamento gratuito para os visitantes.

Além do espaço da exposição de longa duração e das oficinas culturais e das sala multiuso, o complexo tem quadras esportivas, academia a céu aberto, parquinhos para crianças de até 12 anos, amplo espaço para práticas ao ar livre, John Deere Store e a unidade Senai Horizontina (RS).

Contato para imprensa:

Emilene Lopes (51) 99268.3382 / emilene.lopes@engajecomunicacao.com

Comentários (0)

Fale Conosco